quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ônibus de graça, quem sabe em tucuruí.

Os usuários de ônibus de Belém finalmente têm algo a comemorar. No próximo dia 27 (domingo), os passageiros poderão circular nos coletivos de Belém e suas zonas distritais sem pagar nada, graças à Lei Municipal Nº. 8779, de 10 de dezembro de 2010, que concede a gratuidade nos ônibus um domingo por mês.

À Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) cabe cumprir a lei e fiscalizar. “Regulamentamos a lei e ela será posta em prática no dia 27. Vamos colocar cinco fiscais de transporte em pontos de grande fluxo em Belém, dois em Outeiro e dois em Mosqueiro, para termos o controle da quantidade de pessoas que entram nos ônibus, se os motoristas não estão ‘queimando’ paradas e se as empresas estão circulando com mais de 50% da frota”, explicou Ellen Margareth Souza, superintendente da CTBel. Ellen esclareceu que após essa primeira experiência no dia 27, a CTBel fará uma análise para definir qual domingo do mês seria o da gratuidade. “Já temos estudos prévios que apontam o 3º domingo como o mais viável”, contou.

A superintendente da CTBel ainda vê dificuldades no cumprimento por parte das 40 empresas que prestam serviços de transporte coletivo em Belém. “Eles já receberam notificações e faremos ordens de serviço. Vamos ver como irão se comportar, já que tudo deve estar funcionando normalmente nas 1.400 linhas de ônibus que operam em Belém, com exceção da catraca que estará desligada”. Segundo ela, as empresas que operam linhas em Ananindeua e Marituba, quando estiverem circulando na capital no dia 27, terão que conceder a gratuidade da passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário