domingo, 13 de março de 2011

Usar ou não o boné na escola?

Aqui na escola não se pode usar boné. Desde que comecei a estudar no campus, essa norma já estava em vigor.
Um dia, fui conversar com a pedagoga para saber o porquê da proibição. Ela me disse que não tinha nada contra o uso do boné, mas que a tal regra havia sido criada pelo colegiado, ou seja, era uma norma “democrática”.
Mesmo com toda essa explicação, eu ainda queria saber porquê as pessoas haviam criado a tal regra. Por esse motivo, saí à procura de respostas.
Uma professora me disse que também não tinha nada contra o uso de bonés, mas que aprovava a decisão do colegiado, pois, em algumas escolas, alunos escondiam drogas embaixo desse simples acessório. Para a professora, a proibição era uma maneira de prevenir que isso também acontecesse na nossa escola, e claro que quando se dar esta desculpa, os professores não levam em conta o tamanho das mochilas e nem os bolsos dos alunos que seriam um pouco mais óbvios que esconder drogas no boné.
Isso parece um exagero, não? Será que o uso de bonés levaria o “tráfico” para dentro da sala de aula?
Muitos outros professores com os quais conversei não sabiam dizer o porquê da proibição. Eles apenas obedeciam.
Hoje, o boné faz parte do vestuário de muitos alunos, assim como brincos, pulseiras e relógios. Proibir o uso desse acessório específico me parece uma bobagem.
Usar um boné, depende de sua cultura e personalidade, e eu acho que a escola não tem o direito de interferir na cultura alheia , muito menos abafar a personalidade de ninguém. O judeu tem o direito de usar o seu gorrinho, o índio o seu cocar assim como o jovem de cultura urbana também tem. Afinal são culturas diferentes entre si, mas iguais perante a constituição brasileira.
O Brasil e o mundo só mudarão, quando aprendermos a conviver com as diferenças, e isso se inicia na escola, e não pensem que a missão do corpo docente desta instituição e diferente, aprendam a formar cidadãos críticos, respeitadores das diferenças, comecem dando este grande passo, liberem o uso do boné, e gritem para quem quiser ouvir que nesta instituição há regras, mas que estas não interferem na liberdade de expressão de nenhum cidadão.
Não adianta a escola criar regras sem apresentar bons argumentos. Se não houver uma explicação convincente, muitos alunos irão simplesmente desobedecer tais normas. Na escola a gente tem que se sentir bem e não viver pressionado, como se estivesse em plena ditadura.

Um comentário:

  1. CONCORDO COM VOCE EU ESTUDAVA EM UMA ESCOLA PESSIMA QUE NO PORTAO DE SAIDA EU COLOQUEI O BONE E ELES PEGARAO GRAÇAS A DEUS QUE EU TROQUEI DE ESCOLA E ESSA ESCOLA É PERMITIDO NAO TEM TODA A FRESCURA DA ESCOLA EE ADENILSON DO SANTOS FRANCO TAO FAMOSA PARQUE PINHEIROS 3 TABOAO DA SERRA SP
    DIRETORA ANA TE ODEIO SUA IDIOTA

    ResponderExcluir