sexta-feira, 27 de maio de 2011

UNIFESSPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, LUTA TAMBÉM DE TUCURUÍ.

O evento ocorreu no auditório do SINTEPP, em Xinguara – PA, na noite dessa quinta-feira, 04 de março de 2011. Participaram mais de 300 pessoas representando movimentos sociais, empresários e poder público.
A audiência foi coordenada pelo Comitê em defesa da UNIFESSPA de Xinguara. Fizeram parte da Mesa: Claudio – Coordenador do comitê; Rivelino representando o Prefeito Davi Passos; Hildete dos Anjos e Fernando pela Coordenação do Campus da UFPA do Sudeste; a Deputada Estadual Bernadete Ten Caten e o Deputado Federal Zequinha Marinho.


A Deputada Bernadete destacou a participação do Mandato na luta pela UNIFESSPA. Em 2007 foram realizados vários seminários e recolhidas mais de 100 mil assinaturas num baixo assinado em defesa da UNIFESSPA. Todas foram protocoladas no MEC – Ministério de Educação.
Hoje o movimento cresceu e o exemplo do comitê de Xinguara deve ser seguido pelos demais municípios. O projeto da UNIFESSPA já foi entregue no Ministério da Educação. Agora o nosso papel é ajudar na mobilização social e articulação política. Tanto o gabinete da Deputada Bernadete e do deputado Zé Geraldo estarão empenhados no apoio a UNIFESSPA.


A professora Hildete e Fernando apresentaram um resumo do projeto da UNIFESSPA. A proposta é que a UNIFESSPA seja criada inicialmente em 4 pólos - Marabá, Rondon do Pará, Parauapebas e Xinguara. Os cursos estão organizados conforme a vocação econômica, organizativa, cultural, ambiental de cada região.
Entre outras iniciativas a Deputada Bernadete destacou que vai apresentar na Assembléia Legislativa do Pará um requerimento solicitando o apoio de todos os deputados pela criação da UNIFESSPA. Este documento será encaminhado para o Ministro da Educação, reforçando que a idéia da UNIFESSPA é consenso no Pará, portanto um sonho de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário